Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Emo...

Você sabe o que é Emo?
Vou tentar explicar:
EMOCORE


Uma vertente do hardcore que surgiu no começo dos anos 1990 nos Estados Unidos veio para mostrar o lado sentimental e melancólico do gênero. Com um vocal mais intenso, letras mais estruturadas e um som bem mais trabalhado, ela aborda temas emocionais e afetivos, podendo ter letras sobre conflitos pessoais e até emoções mais depressivas.

Apesar de originário do punk/hardcore, o emocore constrói um estilo de som mais leve e de acordes mais complexos. O som é destacado pelo vocal, que se alterna em letras bem calmas, quase faladas, com gritos expressivos de dor e sofrimento.

Diferentemente dos shows de hardcore, nos quais os sons são bastante agressivos e politizados, e incitavam a galera, o emocore tem um público mais abrangente, que vê na música também uma forma de expressão, sem agressividades e incitações de violência. Com isso o emocore vem ganhando muitos adeptos no m undo inteiro. Visto muitas vez es como um punk pop, vem crescendo muito no universo adolescente, influenciando e aumentando sua popularidade, já que os shows possuem um público grande e diversificado, onde é notável a presença de muitas garotas, coisa que não acontecia nos shows de punk/hardcore.

A Origem


Antes de explicar a origem do gênero, é interessante

definir, em poucas palavras, os termos emo, emotion-core ou emocore. É uma vertente d o hardcore que surgiu de bandas como Husker Dü, Embrace (b anda de Ian Mackaye, do Fugazi), Dag Nas ty e Rites Of Spring. Com um instrumental harmonioso e voca is melodiosos e extremamente gritad os, estas bandas foram, de certa forma, as prec ursoras do emocore. Depois disso surgiram desde bandas como At The Drive-in, Sense Field, Saves The Day, Hot Water Music, Jawbreaker, Sunny Day Real Esta te, Mineral, Texas Is The Reason, The Juliana Theory, Elliot, Jimmy Eat World, Promise Ring, Dashb oard Confessional e Midtown, até as mais populares, como A New Found Glory e The Get Up Kids, que ajudaram de certa forma a tornar o emo conhecido como é hoje em dia.


O cenário acontecia em Washington, onde os shows de hardcore se tornaram muito violentos, e foi em 1985 que houve o chamado "Revolution Summer" (verão revolucionário) que trouxe uma renovação do espírito no punk rock e deu origem
a bandas que tinham uma interpretação mais pessoal e introspectiva do punk rock. Entre essas bandas estavam as já citadas Rites Of Spring e Embrace, as primeiras a receber o rótulo de emocore.
Em 1986, Ian MacKaye (Embrace) e Jeff Nelson foram para Londres e gravaram quatro músicas pós hardcore, com Ian no baixo, guitarra e vocal, e Jeff na bateria e vocal. Das quatro músicas, apenas duas mereceram ser mixadas e foram lançadas com o nome de Egg Hunt. Eles voltaram a Washington e tentaram formar uma banda para dar continuidade a este projeto.
Chamaram ex-membros do Gray Matter e ensaiaram várias vezes antes de assumirem que não estava dando certo. Ian seguiu para montar o Fugazi (banda que acabou ficando muito conhecida na mídia) e os demais formaram o Three.

O Rites Of Spring, que contava com Guy Picciotto (vocal e guitarra), Eddie Janney (guitarra), Michael Fellows (baixo) e Brendan Canty (bateria), ficou
conhecido pelo shows intensos e explosivos. A banda lançou um disco em fevereiro de 1985, mas após o lançamento de um single, um ano depois, se desfez com a saída de Michael Fellows. Ele então criou o One Last Wish, o som ficou mais sofisticado, porém com a mesma energia. Em janeiro de 1987, resolveram voltar com o Rites Of Spring, mas adotando o nome de Happy Go Licky, e lançaram o álbum "Will Play”, numa parceria entre a Dischord e o selo de Guy. Após sete shows a banda realmente acabou.

Hoje em dia já é grande a quantidade de bandas emocore no Brasil, principalmente em São Paulo. Talvez por ser uma grande capital, a cidade já possui um grande público formado por pessoas de diversas idades, mas na sua maioria adolescentes, que freqüentam
shows, lotando as casas em que as bandas se apresentam. Entre esses lugares, podemos citar o Hangar 110, Subjazz e Black Jack, que são sempre palco para todo esse cenário que é o emocore atual. É notável a quantidade de garotas que freqüentam essas casas. Com um estilo bastante alternativo e alguma vezes fashion, elas se destacam por usar franjinhas, cabelos e roupas coloridas, tatuagens, piercings, coisa já comuns entre o público feminino. Da mesma forma que o estilo street wear e fashion dos garotos, que compõem um grupo que vem crescendo
A cada dia, e abrindo mais espaços na mídia, tornando-se cada vez mais populares entre os adolescentes.

Você leu tudo? Agora me diga... Você me acha Emo? Fala sério, só porque eu amo o som, tenho algumas crises, curto o estilo ... não quer dizer que eu sou emo né, fala sério!!!

~> All star não é coisa só de emo também, poxa, eu uso;

~> Caveiras eu curto e não sou emo;

~> Gosto de andar de preto e listras e não sou emo;

~> Adoro lápis preto e não sou emo;

~> Choro e não sou emo;

~> Curto hardcore/emocore e não sou emo;

~> enfim... não sou emo e ponto final. xD

Bjux...

2 comentários:

  disse...

lógico q vc ñ vai dizer q é emo né nenhum emo adimite q é emo

Anônimo disse...

http://dark-644.skyrock.com/

ClickComments